fcd_cand_edited_edited.jpg

SOBRE NÓS

Somos uma família envolvida pela arte e com dois filhos que nos ensinam a dar sentido ao aprender e ao amar diariamente. Neste clima, sonhamos com um espaço cultural independente que envolvesse o que gostamos: arte, histórias, amigos, aprendizados, experimentações,... acompanhado pelo sabor de um café com memórias afetivas. A materialização deste sonho veio por meio de nossa atual morada, a casa 175 da Rua Cametá, no bairro da Cidade Velha em Belém-PA. Em sua varanda a casa nos observa com dois Candeeiros, o que motivou a escolha do nome deste espaço.
Candeeiro: "Aparelho ou utensílio que, por conter um líquido inflamável e um pavio, pode ser usado para iluminar; dispositivo utilizado para distribuir, filtrar ou transformar a luz" - Candeeiro- Galeria & Café. Ao encontrar o espaço, dedicamonos a pintá-lo e decorá-lo com o carinho de nossas mãos, pretendiamos iniciar as atividades no mês de abril de 2020. No entanto, em meio a reforma chegou a notícia da pandemia e, em condição de isolamento, baixamos um pouco a luz , sem apagar o pavio do nosso candeeiro. Ficamos em silêncio até o momento de abastecermos novamente sua chama, motivados pelos ensinamentos que este estado de isolamento nos leva a refletir, pensamos em abrir a partir de ações virtuais, as narrativas que começam a ser escritas neste espaço.
"Candeeiro, eu careço de luz o ano inteiro..." pela necessidade de nos locomovermos com gentileza pelo escuro, nos apoiamos na luz.

 

GALERIA

Nossa Galeria possui dois ambientes, divididos por um arco revestido em madeira. Neste espaço acolhemos as exposições que são pensadas pelos idealizadores do Candeeiro, ou exposições que tenham uma curadoria externa. As exposições tem um tempo de permanência de dois meses, e nos responsabilizamos pela divulgaçao da mesma assim como a montagem. Os materiais disponiveis para a montagem de obras no espaço contam com uma TV de 14 polegadas, um datashow e um computador. Além das exposições, na Galeria ocorrem programações paralelas que podem estar ou não conectadas diretamente com a Mostra. Estas envolvem a realização de diálogos e exercícios práticos por meio de Bate Papos, Cursos e Oficinas.

 

IDEALIZADORES

 

Heldilene Reale

Belém (PA)
Filha da mistura de Oriximiná com Faro (PA), desenha desde pequena os traços do que um dia seria sua profissão e ideologia de vida. Pensar a arte como alimento às reflexões de ser e estar no mundo nesta constante relação com a vida.
Adora aprender, trocar, observar, produzir... Nas tramas que costuram este universo como educadora acredita que o ensinar constrói sonhos e heróis... Sua experiência se estenderam à Escolas, Universidades, Galerias e Museus.  É artista de multilinguagens. Nas exigências que carrega um lattes cursou artes, turismo, mestrado, doutorado, mas nenhuma formação substitui a de ser mãe de duas crianças, onde o aprendizado não se encontra em livros, se dá na experiência do dia a dia.
Deseja continuar sendo uma sonhadora que coleta os pensamentos de outrora na realização de suas vivências do hoje ou do amanhã.

 

Natan Garcia

"Eu venho das dunas brancas, de onde eu queria ficar..."

Ednardo


Nascido em Fortaleza, com passagens por São Paulo, Rio de Janeiro, America Latina, Europa e Asia. Atualmente vive em Belém desde 2017. Inicia na fotografia em 2012, estudando na escola Focus de Fotografia em São Paulo, Parque Lage no Rio de Janeiro, onde estuda Fotografia Contemporânea, Direção de Fotografia pra Cinema na AIC em São Paulo, Fotativa, onde faz diversos cursos, incluindo a Oficina de Olhos Vendados com Miguel Chikaoka... Participou de exposições coletivas: 2012 - Quixada, na Galeria Portugalia, Fortaleza; 2014 - Instâncias da Luz, na Galeria Fidanza no Museu de Arte Sacra, Belem, Fotovaral nos 30 anos da Fotoativa; 2018,  Sobre Sueños, abismos y otras fronteras, Uruguai – Contemplado no Edital Seiva de Pauta Livre com a exposição individua: Magu – para ter de onde se ir., 2019 expos o trabalho Magu - para ter de onde se ir no Ateliê Jupati.

 

Seguir

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Contato

(91) 99381-4677

Endereço

Espaço Cultural Candeeiro Galeria Café
R. Cametá, 175 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-120, Brazil

©2020 por Candeeiro.