"Mesa Posta"

De 09 de outubro a 09 de dezembro 2020

A Mesa, palco de convívio que valoriza o estar próximo, envolve momentos de afetos, mas também imprime o movimento pela busca de conseguir colocar algo à mesa. Criamos memórias ao estarmos sentados ao seu redor, sejam positivas ou não.
Preparar a mesa para uma refeição exige uma etiqueta e uma disposição de elementos que formam uma composição. A palavra “etiqueta” em sua etimologia propõe o entendimento ético das relações cotidianas, o respeito do mundo e do outro, com condutas de gentileza e generosidade. É preciso estar atento a importância da percepção do espaço do outro, que não estamos sozinhos e que o outro não existe para nos servir. Porém, a servidão é uma realidade e a montagem de uma mesa historicamente diferenciou classes sociais.
Talvez o costume de uma mesa posta na atualidade tenha se intensificado, o retorno da experiência de mais tempo em casa, estimulou durante o isolamento a produção do alimento à mesa. Em outros casos a mesa foi e está sendo alimentanda por um delivery familiar ou pelo delivery de uma indústria que explora entregas locomovidas em bicicletas e motos com um discurso de “democratizar a comida”.
Ainda assim, o objeto mesa, sugere oportunidades de educar e aprender, entre um símbolo de cerimonias e rituais. Entendendo todas as demandas que exigem esta construção, o Espaço Candeeiro fez o convite a 10 artistas de gerações próximas a compor uma “Mesa Posta” a partir de temas que atravessam seus processos de criações. Com base nas clássicas regras de etiqueta, a exposição envolve os seguintes recursos:
- O prato é o atrativo principal em uma mesa posta.  Cores claras possibilitam que você ouse no restante da decoração. Pratos coloridos necessitam de um cuidado especial (Decidiu-se usar pratos brancos coloridos por artistas)
- Na mesa escolha entre uma toalha de mesa ou jogo americano (Escolheu-se uma tela de pintura)
- O prato fundo deve ser colocado em cima do prato raso (Colocou-se pratos com temas de superfícies profundas)
- Evite peças de decoração que cubram o campo de visão, deixando a mesa desconfortável. (Deixou-se a mesa confortável para o desenvolvimento de oficinas e diálogos que ativem uma visão crítica)
- Dobre o guardanapo, tirando do seu formato convencional (Tirou-se o formato convencional)
- Faca do lado direito com o corte virado para a esquerda; Colher do lado direito; Copo ou taça do lado direito. Guardanapo do lado direito (Optou-se em não usar elementos presente no lado direito)
- Coloque marcadores de lugares na parte inferior ou superior do prato (Decidiu-se marcar lugares de fala)
- Siga esse passo a passo e surpreenda seus convidados (Optou-se por não seguir regras).
Candeeiro - Curadoria de Heldilene Reale

 
 

Mesa Imposta

 

Deixe o seu comentário!

 

Seguir

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Contato

(91) 99381-4677

Endereço

Espaço Cultural Candeeiro Galeria Café
R. Cametá, 175 - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-120, Brazil

©2020 por Candeeiro.